• PT
  • EN
  • A nossa história

    Em mais de 80 anos de história, o grupo Renner Herrmann S.A. antecipou tendências do mercado, inovou no atendimento a seus clientes e projetou sua marca em todos os segmentos do ramo de tintas e em outros setores. Uma história marcada por estudo, dedicação, perseverança e compromisso no desenvolvimento de produtos de qualidade.

     

    Tudo isso faz com que hoje Renner Herrmann S.A. seja reconhecida pela excelência em administrar empresas líderes, responsáveis e voltadas à qualidade. Renner Sayerlack S.A., Renner Coatings, Metalgráfica Renner, Flosul Indústria e Comércio de Madeiras Ltda. e Relat - Latícinios Renner S.A. formam empresas e divisões de um grupo sempre atento às necessidades e oportunidades do mercado.

     

    Linha do tempo

    Navegue pela linha do tempo de Renner Herrmann S.A.

    1920

    1927

    Fundação Renner Koepke & Cia Ltda., em 18 de junho. Waldemar e Leopoldo Renner, ao lado de Arthur Koepcke, fundam as tintas Reko (contração de seus sobrenomes). A unidade fabril situava-se no bairro Navegantes, em Porto Alegre / RS. Início da Fabricação de tintas, esmaltes e vernizes.

    1930

    1930

    A.J. Renner e sua irmã, Olga Renner, entram na sociedade.

    1933

    Abertura das atividades da latoaria, braço criado para fornecer embalagens metálicas para a indústria de tintas. Esta operação seria a pedra angular para a formação da Metalgráfica Renner, hoje uma empresa líder de seu setor

    1940

    1941

    A empresa muda o nome para Renner Herrmann Ind. de Tintas e Óleos Ltda.

    1946

    A empresa torna-se sociedade anônima e passa a chamar-se Renner Herrmann S.A. Indústria de Tintas e Óleos.

    1949

    Início das atividades de fabricação de tintas gráficas.

    1950

    1951

    Início da produção de tintas gráficas e abertura da nova planta industrial do bairro Passo D'Areia, em Porto Alegre.

    1952

    Transferência da unidade fabril para a Av. Assis Brasil, 3966, em Porto Alegre/RS (foto).

    1958

    Criação do mitológico logotipo do cavalinho branco.

    1960

    1962

    Instalação da primeira filial de distribuição de tintas gráficas e decorativas, em São Paulo/SP.

    1965

    Entra em funcionamento a Tintas Renner da Bahia S.A., em Salvador/BA, a primeira fábrica da marca fora do estado de fundação.

    1967

    Renner Herrmann S.A. abre seu capital.

    1968

    Aquisição do controle acionário da indústria de tintas Louçalin S.A., em Porto Alegre/RS. Instalação de filial no Rio de Janeiro para distribuição de tintas marítimas e de manutenção industrial.

    1969

    Abertura da fábrica de tintas gráficas, em Guarulhos, São Paulo.

    1970

    1970

    Fundação da Flosul Indústria e Comércio de Madeiras Ltda., para operação na área de florestamento, em Capivari do Sul/RS.

    1973

    Aquisição da planta da Ideal Tintas, em Guarulhos, São Paulo.

    1975

    Em acordo de licenciamento tecnológico com a empresa americana PPG, inicia-se a introdução pioneira do sistema de eletroforese catiônica para a indústria automotiva brasileira.

    1980

    1980

    Associação com a Sayerlack Indústria Brasileira de Vernizes S.A., localizada em Cajamar/SP (foto), especializada na produção de tintas e vernizes para a indústria de transformação da madeira. Início de operações na unidade de Gravataí/RS.

    1982

    Aquisição da Tintura Indústria e Comércio de Tintas S.A. em Curitiba/PR, voltada para a fabricação de tintas e resinas. Aquisição da Sinpla Sintéticos del Plata S.A., em Montevidéu, Uruguay. A partir de 1991 a empresa passa a chamar-se Pinturas Renner Uruguay S.A.

    1983

    Fundação da Lusol Renner S.A., em Buenos Aires, Argentina, que posteriormente tem sua denominação social alterada para Pinturas Renner Argentina S.A.

    1984

    Constituição de Tintas Renner S.A., em Porto Alegre/RS, que passa a controlar o conjunto de empresas que compõe a Renner Herrmann S.A. Indústria de Tintas e Óleos na área de resinas, tintas (exceto gráficas) e vernizes. Integração da Oxford Tintas e Vernizes S.A., em São Bernardo do Campo/SP (foto), ao conjunto de empresas das Tintas Renner, iniciando parceria com o grupo Hoechst.

    1985

    Renner Herrmann S.A. Indústria de Tintas e Óleos passa a chamar-se apenas Renner Herrmann S.A., e começa a atuar como holding.

    1986

    Tintas Renner S.A. incorpora a Polidura S.A. Tintas e Vernizes, em Guarulhos/SP, empresa controlada pela DuPont do Brasil S.A., estabelecendo parceria com a multinacional norte-americana. Renner Herrmann S.A. adquire da Lorilleux Internacional, com sede em Puteaux, França, a totalidade das ações da Lorilleux do Brasil Indústria de Tintas S.A. Fundação da Cia. Química Industrial Brasileira, que agrupa as atividades da Lorilleux do Brasil e da Divisão de Tintas Gráficas de Renner Herrmann S.A.

    1990

    1990

    Ideal S.A. Tintas e Vernizes incorpora as empresas Polidura S.A. Tintas e Vernizes, Oxford Tintas e Vernizes S.A. e Tintas Renner Bahia e altera sua razão social para Tintas Renner São Paulo S.A., divisão das Tintas Renner.

    1991

    Reestruturação societária com a criação da Renpar S.A., holding controladora de Tintas Renner S.A., que passa a responder pelas unidades fabris que operam nas áreas de tintas, resinas e vernizes.

    1993

    Na condição de holding controladora, Renner Herrmann S.A. participa da Renpar S.A. e de suas coligadas que operam nas áreas de tintas, resinas, vernizes e revestimentos industriais, prediais e de manutenção, metalgráfica e seguros. Inauguração de centro de distribuição no Paraguai, sob a denominação de Pinturas Renner Paraguay S.A., com sede em Assunção. Tintas Renner S.A., através de sua subsidiária Pinturas Renner Argentina S.A., adquire a unidade fabril da empresa Pamex Pinturas Americana Exportación, com sede em Escobar, Argentina. Sayerlack adquire a empresa argentina Pintcol, que passa a chamar-se Pintcol Sayerlack. Tintas Renner S.A. adquire o controle acionário da Blundell S.A., sediada em Santiago, Chile, que posteriormente denominou-se Pinturas Renner Chile S.A.

    1994

    Efetivação de acordo de tecnologia com a empresa japonesa Kansai Paint Marine Coatings Co. Ltd., voltada à produção de tintas marítimas. Encerra-se a associação com a Hoechst na empresa Tintas Renner S.A. Compra da Blundell, em Santiago do Chile.

    1995

    Formalização da joint-venture com a DuPont, criando-se a empresa Renner DuPont Tintas Automotivas e Industriais S.A. Hoeschst sai da joint venture que permanece com os sócios remascentes da formação da Renpar.

    1996

    Incorporação da unidade industrial da Venezuela da DuPont à joint-venture Renner DuPont.

    1997

    Assinado acordo com a Valspar Corporation, constituindo a joint-venture Valspar Renner para atuar no segmento de revestimentos para embalagens metálicas em toda a América do Sul.

    1999

    Venda da Cia. Química Industrial Brasileira.

    2000

    2000

    Encerra-se a participação da Renner Herrmann S.A. na Valspar Renner.

    2001

    Término da joint venture entre Dupont e Renner Herrmann. Troca da Razão Social de Tintas Renner S.A. para Renner Sayerlack S/A.

    2002

    Renner Herrmann S.A. fecha seu capital social. Encerra-se a participação do grupo Renner Herrmann S.A. na Renner DuPont Tintas Automotivas e Industriais S.A.

    2004

    Renner Itália S.p.A. é fundada em Minérbio.

    2006

    Renner Sayerlack Chile S.A é fundada em Santiago.

    2007

    A divisão de tintas decorativas é vendida à empresa americana PPG. A marca Renner segue como propriedade da Renner Herrmann, sendo licenciada ao comprador por período determinado. Abertura da segunda planta industrial da Renner S.p.A., na Itália, também em Minérbio.

    2008

    Fundação da Relat.

    2010

    2011

    Inauguração da fábrica da Relat, que transforma soro líquido em pó, em Estação, Rio Grande do Sul. Compra da Pinturas Creizet, em Santiago do Chile.

    2012

    Compra da Pinturas Cerrillos, em Santiago do Chile.

    2014

    Abertura da fábrica da Renner USA, em Charlotte, Carolina do Norte/EUA.

    2015

    Pela primeira vez as receitas de vendas no exterior (51%) superam as vendas dentro do Brasil (49%).

    2017

    Construção da nova planta industrial da Renner Coatings Chile S. A. em Pudahuel, Santiago.