Realização de atividades físicas.
O que é:
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Nesse desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Princípios Básicos para a Realização do Dia do Desafio:
Acessibilidade - todos têm a oportunidade de participar, sem qualquer restrição de idade, condição social ou habilidade.
Envolvimento - as idéias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!
Diversão - o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é o principal objetivo.
Diversidade - ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.
Benefícios para a comunidade - uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis, onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.
Benefícios para a saúde - as pessoas que se exercitam combatem o stress, a obesidade, o tabagismo, a hipertensão arterial, são mais alegres e tomam atitudes positivas perante a vida e o trabalho.
Realizado pela unidade Flosul Madeiras de Capivari do Sul/RS